sábado, 20 de novembro de 2010

Cultura contra o racismo

Abaixo um texto sobre a importância da cultura e sua relação contra o racismo. Foi puiblicado no jornal Notícias Culturais.

Cultura e Luta contra o Racismo
Rui Polly

O discurso oficial afirma que nunca se fez tanto pela "igualdade racial" como nos últimos anos. Mas temos visto comunidades tradicionais sendo expulsas de suas terras por grandes projetos como as Usinas Hidrelétricas do Rio Madeira e de Belo Monte. Sem falar que as estatísticas mostram que ser negro ou negra no Brasil ainda significa ter salários menores, menor taxa de escolaridade, menor expectativa de vida e maior possibilidade de ser vítima da violência. E mesmo diante desses fatos o governo recuou diante dos ataques ao projeto original do 'Estatuto da Igualdade Racial'.

Esse abismo entre o discurso oficial e a realidade é uma das faces do racismo brasileiro. Um racismo perverso, porque está camuflado pela máscara da "democracia racial". Por isso a importância do dia 20 de novembro, o dia da consciência negra. Um dia de reflexão e de luta contra o racismo.

A valorização da herança cultural afrobrasileira é parte dessa luta. Uma herança presente em todos os lugares e setores da sociedade. Basta olhar para a música, a dança, a poesia e os nossos costumes. Mas essa riqueza cultural só foi preservada com muita resistência. Uma resistência que ocorreu de várias formas, muitas vezes pelo confronto, e outras por um diálogo entre culturas diferentes.

Durante os séculos em que a escravidão existiu no Brasil, os senhores brancos tentaram a todo custo atacar e eliminar os costumes, crenças, valores e memórias dos escravos trazidos à força da África. Não conseguiram por causa da resistência. Essa situação não mudou mesmo nos dias de hoje. Tentam atacar essa cultura tentando "integrar" a cultura afro-brasileira à cultura dominante. Só que as ameaças não vêm mais da chibata dos feitores, mas do poder econômico, do poder da mídia, da indústria cultural, da cooptação.

Por isso é preciso, não só no dia 20 de novembro, manter viva essa resistência. Defender essa herança cultural é parte importante da luta contra o racismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário